segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

toc toc toc

Tem alguém aí?

Sei que tem, porque vejo as estatísticas do blog. Mas pouca gente se manifesta.... Acho difícil eu ser a única nesta canoa furada. Dividam suas angústias!

***

Fui no médico na sexta. Ele olhou para mim e disse:

- Vida dura, hein?!

E eu respondi:

- Vida de bosta!

E comecei a chorar.

Foi bom, porque foi decisivo. Por mais que eu e meu marido tenhamos condições de engravidar naturalmente, não tenho mais estrutura emocional para passar por tudo isso. E olha que estou tentando engravidar há 1 ano e meio. Vejo histórias de HORROR de mulheres tentando por 5, 10 anos e tiro todos os chapéus do mundo para essas mulheres fortes que aguentaram o tranco.

Vou descansar este ciclo e em janeiro tentarei minha primeira FIV. A transferência de embrião será no 3o dia. Alguém sabe se isso é bom ou ruim? O médico disse que por causa da minha idade dá tranquilamente para fazer no 3o dia. Eu fico aqui achando que o médico quer ganhar dinheiro em cima dos meus fracassos. Sou só eu? Estou louca? Paranóica?

***

Alguém comentou aqui sobre CGH ou Hibridização Genômica Comparativa. Quanto custa? Quais os locais em São Paulo que fazem isso? Parece que aumenta muito a chance de engravidar mas ainda é bastante incipiente no Brasil. Não tinha ouvido falar disso ainda.

***

Li por aí que mulheres com problemas de fertilidade têm o dobro de chance de desenvolverem depressão pós-parto.

Olha só, doutores, estou aqui, louquinha para ter de lidar com este problema. Ok?

5 comentários:

  1. Pulgona, eu estou aqui!!! Rs...Tenha certeza que tem muita gente que lê, mas não deixa recado. Depois vc vai de novo lá no e-family e divulga seu blog.

    Estou feliz que vc resolveu fazer a FIV. Eu fiz minha primeira e bem sucedida FIV aqui no RJ com um médico que minha amiga tb tinha feito e tinha engravidado de primeira (e olha que essa minha amiga tem endometriose e problemas nos ovários).

    Bom, vou te contar como foi minha FIV:

    Eu menstruei no dia 11/11/2011 (data cabalística...rs...brincadeira...), dentro do avião...rs...eu estava voltando de uma viagem de 1 mês na Europa, ou seja, estava com minha cabeça super tranquila...

    Assim que cheguei no Brasil, liguei para minha médica era umas 14h. Ela me retornou às 18h dizendo que se eu quisesse iniciar o tratamento, eu teria que entrar em contato até às 20h. Liguei para o meu marido e falei: venha para casa, pois temos que resolver nosso futuro...rs... DR total...rs...Bom, ele chegou umas 19h30, ou seja, tivemos uma meia hora para decidir.

    Pulgona, essa meia hora foi meio louca pq eu estava há 3 anos indo ao médico, fazendo exames e pensando no assunto e, de repente, minha médica fala: agora é a hora!!! Decida-se!!! Rs...é que se eu não fizesse naquele mês, não daria pra fazer em dezembro, pois cairia na época do Natal, nem em janeiro, pois eu já estava com uma viagem marcada para a Buenos Aires exatamente no meu período fértil e, em fevereiro, cairia na época do Carnaval. Sendo assim, se eu não fizesse em novembro, eu só poderia fazer em março. Então, eu pensei...NÃO!!! CHEGA, É AGORA!!! CHEGOU A HORA!!! Eu liguei pra médica e confirmei minha consulta para o dia seguinte.

    Fui à consulta no dia 12/11/2011 e ela me explicou tudo e eu fiz meu primeiro exame de sangue e minha primeira ultrasonografia (US). E ela marcou o dia 13/11 como o primeiro dia do tratamento.

    Dia 13/11, às 20h, comecei usando o Gonal numa dose de 225. A injeção do Gonal é super tranquila, mas claro que eu estava apavorada, pois alguém me aplicar uma injeção é uma coisa, mas eu mesma me aplicar é outra...eu estava apavorada!!! Me tranquei no quarto, tomei coragem e APLIQUEI!!! Não doeu nada...Eu tomei o Gonal nos dias 13, 14, 15 e 16/11, todos na mesma hora (isso é importante!).

    No dia 17/11, fui ao consultório e fiz meu exame de sangue e uma US. Eu estava com 14 folículos. No fim do dia, me ligaram do consultório e diminuíram minha dose do Gonal para 75. No dia 17/11, à noite, tomei o Gonal na dose indicada.

    No dia 18/11, fui novamente ao consultório fazer o exame de sangue e a US. Eu estava com 19 folículos. À noite, me apliquei o Gonal e inicei a aplicação do Cetrotide. Eu usava os dois, às 20h.

    No dia 19/11, fiz mais uma US e novo exame de sangue. Eu estava com 24 folículos e, à noite, me apliquei novamente o Cetrotide e o Gonal.

    (continua...)

    ResponderExcluir
  2. Pulgona, a partir desse dia comecei a ficar meio cansada...À noite, eu não consegui dormir...era tanta cólica, gases e prisão de ventre (coisa que nunca tive) que eu não conseguia uma posição para dormir. Tudo doía!!! Foi um verdadeiro inferno, pois não conseguia nem andar, porque a cada passo parecia que a dor aumentava; era uma dor enorme nos ovários!! Eu tinha a sensação de que ia explodir!!! E eu estava com uma barriga gigante que parecia ter uns 5 meses de gestação...

    Bom, no dia 20/11, fui novamente à clínica fazer US e exame de sangue. Eu estava com 30 folículos!!! Falei com minha médica e ela me receitou uma fórmula milagrosa: powerade (ou gatorade), whey protein (batido com leite ou sorvete), albumina em pó (errrrgggg....batido com muito sorvete e leite), água de coco e 3 litros d'água por dia. Tiro e queda!!!

    Saí da clínica, comprei tudo e comecei a tomar aquilo tudo ao longo do dia. À noite, já estava bem melhor, pelo menos eu consegui dormir tranquilamente. Só minha barriga que não diminuiu (até hj estou com essa barriga...rs...)

    No dia 21/11, não fui à clínica e não tomei o Gonal nem o Cetrotide, mas tomei uma injeção de Ovidrel e eu e o meu marido tomamos dois comprimidos de Clindal.

    No dia 22/11, não fui à clínica, nem tomei nenhum remédio, nem injeção.

    (continua...)

    ResponderExcluir
  3. No dia 23/11, fui à clínica para fazer a aspiração dos óvulos. Cheguei cedo e em jejum. Meu marido foi mais cedo, umas 9h, para colher os espermatozóides, pois ele não poderia ficar comigo, já que ele tinha que trabalhar. Meu procedimento foi às 10h15 e eu fui com a minha mãe. A anestesia é geral. Portanto, vc não vê, nem sente nada.

    Na aspiração, tirei 10 óvulos. A bióloga, no dia 24/11, me ligou dizendo que 8 tinham sido fertilizados e que implantaríamos 2, congelaríamos 4 e dois ficariam sob observação (esses dois depois foram descartados).

    Um dia antes da implantação comecei a usar a progesterona intravaginal e inclusive eu coloquei no dia da implantação. Eu, antes de viajar, já iniciei o uso do ácido fólico que tomo até hj.

    Minha implantação foi marcada para o dia 26/11/11, às 7h15. Qdo vc entra no "centro cirúrgico" para implantação, a bióloga te mostra o "potinho" em que seus filhotes estào, e, depois, mostra-os no computador. Uma graça!!!

    A implantação é super tranquila. Eu não senti nada e meu marido me acompanhou. Eu saí da sala numa maca e fiquei deitada na sala de espera por uns 15 minutos. Dali, me levantei, e fiquei esperando na recepção, em pé, meu marido acertar tudo. Saí dali até o carro como se já estivesse grávida, andando super devagar, já segurando a barriga (rs...). Meu marido dirigiu super devagar porque achávamos que poderia acontecer alguma coisa, apesar do meu médico ter dito: "os embriões não ficam soltos no útero; imagine que seu útero é um pão com manteiga, então, eu coloco os embriões na manteiga..rs...eles não vão descer. Fique tranquila, vá com calma e boa sorte!!"

    A bióloga me deu uma "foto" dos meus filhotinhos e o bercinho (potinho) que eles estavam num saquinho muito fofo de rendinha...que amor...

    Eu fui para a casa da minha mãe e fiquei de repouso uns 2 dias inteiros, só levantei para ir ao banheiro e, às vezes, dava uma caminhada na sala. Só pra alongar as costas, nada demais...

    Fiquei na minha mãe 1 semana no total, pois lá eu teria mais estrutura, já que meu marido trabalha e não sabe fazer nada na cozinha...rs...então, fui correndo pra casa da mamãe!!!

    Depois da implantação, voltei ao consultório para fazer uma US no dia 30/11. Nessa ultra não dá pra ver nada. Eu ainda estava muito inchada e cheia de cólica. Minha médica disse que cólica é a coisa mais normal e eu fiquei mais tranquila.

    Meu exame de beta foi marcado para o dia 08/12 e, no dia, meu médico me ligou dando a notícia do POSITIVO. Nem preciso dizer que foi maravilhoso!!! Primeira FIV e primeiro bebê!!!!

    Bom, Pulgona, eu contei "rapidamente" o meu procedimento pra vc ter noção de como é a FIV. Sem contar que troca de experiência é sempre bom!

    Eu espero que dê tudo certo na sua FIV!!! Qualquer dúvida, é só falar que se eu puder te ajudar, farei com o maior carinho!

    Com relação ao exame CGH, eu não poderei te ajudar, pois não fiz esse exame, mas sei que no e-family tem um tópico sobre ele.

    BJão

    ResponderExcluir
  4. Gimenezzz, vc é uma fofa. Obrigada pela descrição em detalhes!

    Então vc tb fez a transferência 3 dias após a aspiração, né?

    Por que decidiu transferir 2 embriões? Meu médico quer tentar apenas 1 embrião, mas estou inclinada a tentar 2.

    Então existe a chance de vc ter gêmeos, né???

    Imagino sua alegria e espero que a minha esteja próxima também!!! Adoraria se estivéssemos na mesma cidade. Preciso MUITO de alguém no mesmo barco pra conversar ao vivo. Quer dizer, não estamos mais no mesmo barco, mas você conhece o cenário melhpr do que qualquer um que eu conheça....

    Beijão
    Pulgona

    ResponderExcluir
  5. Pulgona, eu transferi com 3 dias sim. Eles dizem que são embriões frescos...rs...Pq se vc congelá-los, vc fará TEC (transferência de embriões congelados). Com certeza tenho chance de ter gêmeos e, pra ser sincera, torço por isso!!! Mas ainda não sei se são gêmeos, só na ultra e nem sei se já dá pra ver na primeira ultra.

    Eu coloquei 2 embriões porque meu médico disse que não tinha nenhum problema nisso e, também, de acordo com normatização do Conselho Federal de Medicina para mulheres até 35 anos é aconselhável transferir até 2 embriões. Bom, no protocolo que assinei diz que essa medida visa a redução na ocorrência de gravidez múltipla, sem o comprometimento na taxa de gestação.

    Eu tb não tinha nenhum problema de SOP, nem endometriose. Minha menstruação era um reloginho, não adiantava 1 dia, mas tb não atrasava 1...rs...Bom, eu não sei pq seu médico quer tentar apenas 1, mas deve ter os motivos dele, já que ele conhece seu caso.

    Pergunte a ele, ou mesmo afirme que vc quer 2 e veja o que ele vai dizer. Qualquer coisa, marque uma consulta com outro médico especialista da área e veja o que ele diz.

    E qto a conversar, a internet é nossa aliada, já que não moramos na mesma cidade...Eu estarei sempre por aqui de olho em vc, no seu tratamento, te dando apoio e enchendo o seu blog de comentários!!! Rs...

    Outra coisa: eu fiz FIV, com a técnica de ICSI que é a injeção de um espermatozóide no óvulo. Dá uma olhada na internet e veja do que se trata, pois essa técnica é mais certeira.

    Eu fiz essa técnica porque meu marido tinha feito a cirurgia de varicocele e não tinha mais espermatozóides do tipo A e, pelo jeito que as coisas estavam andando, os espermatozóides deles estavam enfraquecendo mais.

    Bom, Pulgona, agora é uma nova fase da sua vida!!! Cabeça erguida e bola pra frente!!! Sua FIV será um sucesso!!! Tenho fé nisso!!!

    ResponderExcluir